sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Insolação e Golpe de calor


Conceitos de insolação e golpe de calor. 

A exposição a calor intenso é uma agressão para o organismo, podendo conduzir a desidratação, ou agravamento de doenças crónicas, a um esgotamento, a uma queimadura solar/ insolação ou a um golpe de calor.


esgotamento por calor resulta da alteração do metabolismo hidro eletrolítico provocada pela perda excessiva de água e de eletrólitos pela sudação. Esta situação pode ser especialmente grave nas crianças, pessoas idosas e nas pessoas com hipertensão arterial.
Deve ter em atenção certos sintomas associados tais como cãibras musculares, cansaço, fraqueza, desmaio, náuseas e vómitos, respiração rápida e superficial, grande transpiração, palidez, pele fria e húmida, pulso fraco e rápido e dor de cabeça.

A queimadura solar ou insolação ocorre por exposição nas horas perigosas (12h às 16h) ou por exposição prolongada sem proteção. Os sintomas associados são vermelhidão de pele, sensibilidade dolorosa da pele e pele inchada.

O golpe de calor ocorre quando o sistema de controlo da temperatura do corpo do indivíduo deixa
de trabalhar deixando de produzir suor para proporcionar o arrefecimento do corpo. A temperatura corporal pode, em 10-15 minutos, atingir os 39ºC provocando deficiências cerebrais ou até mesmo a morte se o indivíduo não for socorrido de forma rápida.
Os principais sintomas são febre alta, dores de cabeça, tonturas, pulso rápido e forte, náuseas, confusão, perda de consciência, contracções musculares e pele vermelha, quente e seca, sem suor.

Sinais e/ou sintomas.


Prevenção



A Divisão de Saúde Ambiental e Ocupacional da DGS disponibiliza uma área específica com recomendações e orientações sobre o verão. Para aceder a essa informação consulte o "Especial verão" ou ligue para a Linha Saúde 24 (808 24 24 24).

 In: DGS recomendações gerais 

As crianças e os bebés constituem um grupo muito vulnerável ao calor intenso.
Devido ao calor a criança transpira intensamente, o que pode ser muito grave para a sua saúde.
Por isso é necessário dar-lhe líquidos, de preferência, água, com muita frequência.

Primeiro Socorro

 

Sem comentários:

Enviar um comentário