Designação da Disciplina:
Saúde e Socorrismo
Componente:
Vocacional
Carga Horária:
120 horas
Objectivos
- Compreender a noção do Homem como ser biológico em equilíbrio dinâmico interno e externo.
- Desenvolver e divulgar estilos de vida promotores da Saúde.
- Dominar uma linguagem técnico-científica correcta, no âmbito da Saúde e do Socorrismo.
- Conhecer, na generalidade, alguns dos desequilíbrios de Saúde mais frequentes na sociedade actual, nas suas vertentes morfofisiológicas, psicossomáticas e sociológicas, de forma a determinar a sua prevenção nas comunidades.
- Desenvolver conhecimentos e competências, de modo a poder actuar como agente activo na promoção da Saúde e na intervenção de primeiros socorros.
- Compreender a importância da Ciência e do avanço tecnológico no estudo, tratamento e prevenção de desequilíbrios de Saúde.
- Conhecer cuidados imediatos e adequados de primeiros socorros.
- Auxiliar, com os seus conhecimentos, na organização de iniciativas e projectos pluridisciplinares na área da Saúde e do Socorrismo.
- Colaborar adequadamente com outras entidades e serviços especializados, nos campos da Saúde e do Socorrismo.
Conteúdos
- Introdução à temática da Saúde e do Socorrismo
- O ORGANISMO HUMANO E A SAÚDE
Saúde individual e comunitária
- MEDIDAS DE AÇÃO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE
Cuidados de saúde e prevenção
Estilos de vida saudável
Qualidade de vida
- DESEQUILÍBRIOS DE SAÚDE E SUA PREVENÇÃO
Principais Desequilíbrios Orgânicos.
Doenças Psicossomáticas.
Recuperação e Reintegração na Sociedade de Indivíduos ou Grupos Sociais com Desequilíbrios.
Prevenção de Desequilíbrios – o papel do indivíduo, da família, da comunidade e dos organismos especializados.
- NOÇÕES DE SOCORRISMO E INTERVENÇÃO
Entidades de Protecção Civil.
Atuações perante um Sinistrado.
Atuações Específicas em Diferentes Situações de Acidente.
Prevenção de Acidentes.
Processos e critérios de avaliação
A avaliação orienta-se pelas áreas de incidência e respetivos pesos definidos pelo agrupamento e tem por base diversos dados recolhidos através:
- Fichas de trabalho;
- Observação do empenho, participação e comportamento nas aulas;
- Observação do empenho e participação em atividades;
- Trabalhos.
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