domingo, 22 de fevereiro de 2015

Entorses e Luxações


Conceitos de entorse e luxação

A entorse corresponde à distensão excessiva dos ligamentos articulares, sendo esta provocada por uma queda, por um traumatismo ou por um movimento violento.


 Ligamentos do tornozelo


A luxação consiste no deslocamento dos segmentos ósseos que compõem uma articulação, provocando a sua desunião, sendo normalmente acompanhada por lesões nos ligamentos e na cápsula articular.



Sinais e/ou sintomas das entorses e luxações


A gravidade da entorse depende do grau de estiramento ou de rotura dos ligamentos. Numa entorse ligeira (grau 1), os ligamentos podem estirar-se, mas de facto não se dilaceram. O tornozelo não costuma doer ou inchar em demasia; contudo, uma torção ligeira aumenta o risco de uma lesão recorrente. Numa entorse moderada (grau 2), os ligamentos rompem-se parcialmente. A inflamação e os hematomas são frequentes. Em geral, é dolorosa e torna-se difícil andar. Na entorse grave (grau 3), os ligamentos dilaceram-se completamente, causando inchaço e por vezes hemorragia sob a pele. Por conseguinte, o tornozelo torna-se instável e incapaz de suportar o peso.



 Ligamentos do tornozelo


Primeiro Socorro





Tratamento

Plano PRICE:
  • Proteção, 
  • Repouso, 
  • Gelo, 
  • Compressão/imobilização e
  • Elevação para um recuperação mais rápida.

Sem comentários:

Enviar um comentário