terça-feira, 3 de março de 2015

Acidentes musculares: distensões e cãibras

A distensão muscular, ou estiramento muscular, ocorre quando um músculo se estica demais, gerando a ruptura de algumas fibras musculares, ou de todo o músculo envolvido. Este tipo de lesão costuma ocorrer quando os músculos encontram-se sob esforço. Jogar futebol e levantar um peso são exemplos disso.



A distensão muscular varia de acordo com a gravidade, elas podem ser classificadas em:
  • Ligeira: Provoca dor e rigidez durante o movimento e dura alguns dias;
  • Moderada: Provoca pequenas lacerações musculares, inchaço e a dor é mais extensa, durando de uma a três semanas;
  • Grave: O músculo fica lacerado ou sofre ruptura, podendo haver hemorragia interna significativa, inchaço e calor em volta do músculo, podendo haver perda da função.



Tratamento para distensão muscular

O tratamento para distensão muscular é feito com repouso do membro afetado, uso de medicamentos anti-inflamatórios, uso de gelo e fisioterapia. A fisioterapia deve ser iniciada o quanto antes para garantir o retorno às atividades diárias o mais rápido possível.

Em caso de distensão muscular, o que se deve fazer imediatamente é colocar uma bolsa de gelo envolvida numa toalha fina, por aproximadamente 20 minutos, e procurar auxílio médico a seguir.



Prevenção da distensão muscular

Para prevenir uma distensão muscular deve-se manter o músculo devidamente fortalecido e alongado constantemente. Alongar o músculo além do limite corporal pré estabelecido, ou forçar demais uma musculatura, pode facilmente gerar uma distensão e causar o rompimento do músculo.



Cãibras

Você pode sentir câimbras em qualquer parte de sua perna, portanto é importante conseguir aliviar a musculatura. É importante entender que você pode minimizar a chance de sofrer com câimbras se tiver uma boa alimentação e seu corpo tiver potássio em quantidade suficiente.