segunda-feira, 16 de junho de 2014

Agentes mutagénicos como fatores de desequilíbrio de saúde

Considera-se agente mutagénico qualquer fator físico, químico ou biológico que pode alterar o código genético das células um indivíduo. Em outras palavras, que apresenta capacidade de gerar mutação (um dano no material genético (DNA) que não sofre reparação no processo de replicação celular, sendo passado para os descendentes).

Os agentes mutagénicos podem ser de três tipos:


Agentes químicos: diversas substâncias consideradas cancerígenas, que desempenham seu papel alterando as ligações químicas, ou até mesmo substituindo nucleotídeos normais por moléculas similares. Radicais livres também catalisam reações químicas prejudiciais ao DNA.

Agentes físicos: dentro desse grupo encontram-se a radiação ionizante e o raio UVC capazes de danificar as ligações químicas entre os nucleotídeos (neste caso, as mutações ocorrem raramente, pois a destruição da cadeia de DNA normalmente resulta na morte celular) e UVB (espectro absorvido pelo DNA).

Agentes biológicos: neste caso é a ação de vírus e bactérias, responsáveis por inocular parte de seu DNA na célula que estão hospedando, casualmente integrando-a a cadeia de DNA do hospedeiro. Também podem ocorrer mutações devido a falhas genéticas.



Sem comentários:

Enviar um comentário